em Curitiba, Feira do Largo da Ordem, Feirantes, gastronomia, Mel

Histórias de Feirantes – Mel como tradição de família trazendo saúde pra você

Você certamente já deve ter ouvido falar que mel é bom pra saúde, principalmente para a garganta. Quantas vezes quando éramos crianças nossas mães nos davam mel para aliviar as tosses horríveis de gripes e resfriados?

O melhor é que os benefícios que este alimento carrega não param por aí. O mel é um carboidrato que auxilia por exemplo, no ganho da massa muscular do corpo. As propriedades encontradas no mel são surpreendentes, pois nele encontram-se antibactericidas, antissépticos entre outras. Importante lembrar que é possível verificar presenças de sais minerais como potássio, cálcio, manganês, sódio, vitaminas C, B1 e B2, fósforo e ferro.

Doce, dourado e brilhante, o mel vem com um monte de benefícios para a saúde. E isso, o produtor e feirante da Feira do Largo da Ordem, Cesar Ronconi do Apiário Doce da Flor, sabe muito bem.
Há quase dois anos na feira, ele e sua família, a filha Rafaela e a esposa Mirian, vendem o mel e seus derivados. Eles trabalham com dois tipos de mel, o silvestre (tradicional) e o de flor de laranja, chamado de Laranjeira. Vale lembrar que esse mel não é saborizado, é a própria florada do mel que predomina no sabor.
Com  apiário próprio, em chácaras da família, eles produzem mel 100% puro. O processamento e envaze são feitos na Associação Paranaense de Apicultores.

Além da Feira do Largo da Ordem, eles vendem em casa e fazem entregas para algumas regiões de Curitiba. Se alguém desejar também fazem envio pelo correio.

Cesar trabalhou por muitos anos como representante comercial. Mas aos poucos, foi conhecendo e aprendendo mais sobre o universo das abelhas com seu sogro, o qual já era apicultor e professor de apicultura. Uma vez apaixonado pela apicultura, foi se especializar na área, e começou a dar aulas de apicultura pelo Senar. O trabalho de criar abelhas é uma continuidade a paixão do sogro pelas abelhinhas.
Para ele  estar na feira do Largo da Ordem todos os domingos é uma grande felicidade e realização pessoal. Ele diz: “Ver o contato das pessoas com meu produto, e receber o feedback é algo muito gostoso. Por isso sempre falo que oferecemos com orgulho o que as abelhas produzem com amor.” Você encontra o Cesar e outros produtos e feirantes no Map Feiras.
Para conhecer mais acesse:

Related Post

Deixe uma resposta